Página inicial > Comunidade Educadora – Lei Rouanet PJ

Comunidade Educadora – Lei Rouanet PJ

Sua empresa já pode apoiar as ações da CARE Brasil com recursos incentivados pela Lei Rouanet!

O projeto “Comunidade Educadora – Construindo uma Comunidade Leitora” promove o acesso ao livro e o hábito prazeroso da leitura em escolas e comunidades da Baixada Fluminense em Duque de Caxias, RJ.

Mediadores de Leitura de Duque de Caxias formados em 2010

A aprovação pelo Ministério da Cultura na Lei Rouanet (Nº 8.313/91) permite o abatimento de 100% do valor doado do Imposto de Renda devido.

Para projetos aprovadas no artigo 18 da Lei, que é o caso do projeto “Comunidade Educadora – Construindo uma comunidade leitora” da CARE Brasil, o abatimento funciona da seguinte forma:

PESSOA JURÍDICA

1) Pergunte ao financeiro da sua empresa o valor do imposto que deverá ser pago e o cálculo do montante de 4% . É importante checar se já houve doações para outros projetos contemplados pela Lei Rouanet. Neste caso será necessário calcular quanto ainda há disponível para doação.

2) Com o valor em mãos, os recursos deverão ser desembolsados e repassados ao projeto até no máximo o último dia útil do ano.

3) Deposite este valor na conta única do projeto que está aprovado na Lei e que é vinculada ao Ministério da Cultura. Esta informação poderá ser obtida com CARE Brasil.

4) A CARE Brasil entregará para sua empresa um recibo oficial do Ministério da Cultura referente ao valor da doação.

5) Este recibo deverá ser arquivado e guardado.

6) Na declaração de Imposto de Renda de sua empresa, o valor doado deverá ser discriminado no campo “Valor Pago”.

7) Na ficha Pagamentos e Doações Efetuados, informe o nome da entidade beneficiada (CARE Internacional Brasil), seu CNPJ (04.180.646/0001-59) e o valor pago.

 8 ) Desta forma, sua empresa obterá a dedução fiscal (100% do valor investido).

 Para falar com a CARE Brasil ligue (11) 3226-0090 ou envie e-mail para vmoreira@br.care.org

CONHEÇA O PROJETO

Comunidade Educadora – Construindo uma comunidade leitora em Duque de Caxias

Os recursos incentivados serão destinados ao projeto Comunidade Educadora – Construindo uma Comunidade Leitora. O projeto visa à formação gratuita de jovens Mediadores de Leitura para implantação de rodas de leitura em escolas e espaços públicos e a qualificação de professores para o incentivo à leitura de forma prazerosa. O projeto investirá ainda na distribuição gratuita de livros de literatura a espaços de leitura escolares e comunitários.

Formação de Mediadores

 Os cursos de formação de mediadores de leitura estimulam o senso crítico e criativo de jovens estudantes e profissionais da educação, valorizando tanto a voz quanto os conhecimentos locais, e promovendo a participação protagônica do jovem tanto na escola quanto na comunidade. Está prevista a formação de 200 jovens e 100 profissionais da educação de 100 escolas públicas.

Rodas de Leitura

As rodas de leitura acontecem nas escolas, espaços comunitários e locais públicos como praças e postos de saúde! É o momento em que os jovens colocam em prática o que aprenderam durante os cursos de mediação e envolvem as crianças, adolescentes e comunidade no mundo da literatura. Em dois anos, a ação atingirá 15 mil participantes.

Ampliação de acervo literário

O acervo de literatura infanto juvenil é criteriosamente selecionado, com livros de boa qualidade editorial, obras universais, de autores nacionais e internacionais consagrados, que tratam de lendas indígenas, africanas, entre outras, e que trazem situações cujos leitores de comunidades populares possam se identificar. O projeto prevê a distribuição de 10 mil livros novos para as 100 escolas participantes.

Assista ao vídeo de divulgação do projeto:

Para falar conosco ligue para (11) 3226-0090 ou e-mail vmoreira@br.care.org

Perguntas frequentes

Leia nossas perguntas frequentes e conheça mais sobre a CARE Brasil

Fale conosco

Conheça nossos endereços no Brasil e entre em contato.

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades e informativos

Receba as novidades e informativos