Página inicial > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

  • Quem é a CARE Brasil?

    A CARE Brasil é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2001, que integra a rede da CARE Internacional – formada por um conjunto de organizações presentes em 84 países com a missão de combater a pobreza. A CARE está entre as cinco maiores organizações do mundo e compõe uma federação composta por 12 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Noruega, Reino Unido e Tailândia, com sede em Genebra, na Suíça.

  • Onde está localizado o escritório da CARE Brasil?

    O escritório central está localizado na cidade de São Paulo. Existem ainda escritórios regionais nos territórios onde atuamos. Para consultá-los, clique aqui.

  • Como a CARE Brasil se financia?

    A CARE Brasil depende de doações para executar suas atividades. Elas podem ser feitas através de recursos materiais, humanos e/ou financeiros. A mobilização de recursos é feita tanto com doadores nacionais, pessoas física e jurídica, como no exterior. A CARE Brasil possui o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o que também a habilita a firmar convênios com órgãos públicos.

  • Quem faz parte do Conselho Deliberativo?

    Presidente: Herbert Steinberg

  • Conselheiros: Jaime Eduardo Bunge, Cliff Vilar, Francisco Marcos Dias, José Vicente, Peter Buijs, Rachel de Oliveira, Vania Velloso, Vânia Ferro e Sophia Sprechmann.
  • Como a CARE Brasil trabalha?

    A CARE Brasil trabalha com programas de combate à pobreza nos principais bolsões de pobreza do país, no Norte, Nordeste e Centro Oeste rural e Sudeste urbano. As três áreas prioritárias de atuação são: educação para o desenvolvimento, empreendedorismo e geração de renda, e mudanças climáticas e resposta a desastres.

  • Qual o principal diferencial do trabalho da CARE Brasil?

    A preocupação com a sustentabilidade social, econômica e ambiental. A CARE Brasil atua em seus programas como catalisadora de processos de mudança visando a promoção do desenvolvimento local, sem concorrer com agentes locais ou substituir o setor público. Para a CARE Brasil, catalisação significa articular um conjunto amplo de agentes para identificar potenciais existentes e desenvolver conjuntamente ações inovadoras na sociedade. Desde o início de um programa, a CARE Brasil se preocupa com a sustentabilidade de suas ações, atuando por tempo delimitado em um mesmo território.

  • Quais são os programas da CARE Brasil?

    Atualmente a CARE Brasil desenvolve programas nos Estados do Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Ceará, Piauí, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Os programas contribuem para a melhoria da qualidade de vida de comunidades e geram conhecimento que podem ser replicados em políticas públicas.

  • Onde os recursos são investidos?

    Os recursos da CARE Brasil são investidos nos programas, na mobilização social e no desenvolvimento institucional.

  • É possível doar roupas, alimentos e outros mantimentos para a CARE Brasil?

    Nas ajudas humanitárias, sempre que possível, a CARE Brasil prioriza doações em dinheiro. Essa decisão é baseada em dois motivos: o alto custo do envio dessas doações para as comunidades beneficiadas (podendo, às vezes, ser mais alto do que a própria doação) e a priorização dos investimentos no mercado local (o que gera fluxo econômico e aquece a economia local). Nos programas territoriais e estratégicos, a CARE Brasil não atua doando roupas, alimentos e outros mantimentos visto que o foco do trabalho da CARE Brasil é investir na capacidade das pessoas para que superem a sua condição de pobreza.

  • Como posso ser voluntário da CARE Brasil?

    Veja na sessão Quero Somar como você pode contribuir com serviços voluntários.

  • Quero trabalhar na CARE Brasil. Como eu devo proceder?

    Oportunidades de emprego na CARE Brasil sempre são disponibilizadas na página Trabalhe Conosco do site. Fique atento!

Perguntas frequentes

Leia nossas perguntas frequentes e conheça mais sobre a CARE Brasil

Fale conosco

Conheça nossos endereços no Brasil e entre em contato.

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades e informativos

Receba as novidades e informativos