Página inicial > Programas > Eixos de atuação

Eixos de atuação

Educação para o Desenvolvimento Local

Por quê educação?

A educação está no centro da superação dos indicadores de pobreza no Brasil. Dentro do PISA, que avalia o desempenho da educação em um ranking de 65 países, estamos entre os últimos colocados com o 53º lugar em Leitura e Ciências e 57º em Matemática. No meio rural, a situação piora com a falta de oferta adequada para jovens de 15 a 18 anos com altos índices de evasão e abandono. A qualidade de ensino no país limita a oferta de bons profissionais ao mercado e restringe o universo cultural da maior parte da população pobre não estimulando para inovações, limitando seu acesso a ferramentas de construção de conhecimento e perpetuando situações de desigualdades.

O que fazemos?

(Diego Rinaldi/Care Brasil)

Frente a este cenário e da importância do protagonismo juvenil em estratégias de combate à pobreza, a CARE Brasil desenvolveu em 2006 o projeto Comunidade Educadora, cuja metodologia forma jovens estudantes como multiplicadores e líderes comunitários para atuarem em suas escolas e comunidades. Além do impacto direto na melhora do rendimento escolar dos alunos, o projeto promove a participação do jovem na escola e comunidade estimulando sua capacidade de liderança e sentimento de pertencimento comunitário. Com ações de educação ambiental, alimentar e incentivo à leitura, o projeto Comunidade Educadora já foi implementado com sucesso em escolas públicas de quatro estados do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e No município de Duque de Caxias no Rio de Janeiro, o projeto foi adotado como política pública.

As estratégias multiplicadoras da metodologia, aplicadas e testadas nos últimos 6 anos, demonstraram ser capazes de:

•    promover impactos no rendimento escolar e no desenvolvimento de lideranças jovens;

•    promover escala de resultados (foram mais de 20 mil crianças e adolescentes atingidos pelos projetos somente nos últimos três anos;

•    promover replicabilidade com metodologia de baixo custo.

A partir de 2012, após completar 10 anos de atuação no país, decidimos focar nossos programas em três eixos de atuação:

  • Educação para o Desenvolvimento Local
  • Empreendedorismo para Inclusão Sustentável em Cadeias de Valor
  • Resposta de Emergência e Redução de Risco de Desastre

Além do trabalho nos três eixos de atuação, a CARE Brasil entrou na sua segunda década de vida com o firme propósito de engajar toda a socieadade civil brasileira na sua causa. Afinal, acreditamos que combater a pobreza é uma construção coletiva.

Perguntas frequentes

Leia nossas perguntas frequentes e conheça mais sobre a CARE Brasil

Fale conosco

Conheça nossos endereços no Brasil e entre em contato.

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades e informativos

Receba as novidades e informativos