Página inicial > Programas > Eixos de atuação > Emergência e RRD

Emergência e RRD

Emergência e Redução de Risco de Desastre

Desastres no Brasil

Nos últimos 5 anos, o tema da resposta à Desastres no Brasil tem ocupado um maior espaço na agenda de gestores, movimentos e empresas no Brasil. Estima-se que o país perdeu R$ 5 bilhões em dez anos só com enchentes, sem contar as mortes e prejuízos com deslizamentos de terra causados por desmatamentos e ocupações desordenadas e os períodos crescentes de seca agravados pelas variações climáticas.

O que fazemos?

A CARE Brasil iniciou suas atividades no campo de resposta à desastres em 2009 com a mobilização de recursos para resposta ao terremoto no Haiti e, posteriormente, respondendo diretamente em campo a enchentes e desmoronamentos em quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Acre.

Com apoio da Coordenação de Emergência da Rede LAC (América Latina e Caribe) da CARE Internacional, a CARE Brasil estruturou sua ação de resposta no Brasil em três grandes estratégias:

1) Resposta emergencial – através da doação de kits higiênicos, cestas básicas, água potável, entre outros ítens que auxiliem na pronta resposta ao desastre assistindo necessidades imediatas das vítimas;

2) Recuperação e reestruturação dos meios de vidas – através da doação de materiais para reforma e construção, ferramentas de trabalho e treinamentos que auxiliem, prioritariamente mulheres, a recuperar a qualidade e os meios de vida das famílias afetadas;

3) Redução de Risco de Desastres (RRD) – ações de advocacy, mobilização e capacitação que auxiliem comunidades vulneráveis a se prepararem para novos desastres.

Atualmente a CARE Brasil atua em emergências de duas maneiras:

- Através de ações dentro território brasileiro coordenadas diretamente pela CARE Brasil

- Apoiando as principais emergências do mundo em que a CARE está atuando através da mobilização de recursos no país.

Com estas experiências a CARE Brasil consolidou uma expertise interna que lhe permite atuar em diferentes regiões do país desde que sejam garantidos os recursos e infra-estruturas necessárias. Entre os principais resultados está a consolidação de uma metodologia de preparação de comunidades na Redução de Risco de Desastres (RRD) que encontra-se sistematizada e passível de disseminação tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina e Caribe. A excelência do trabalho foi reconhecida pelo Escritório de Ajuda Humanitária da Comissão Européia (ECHO) que, pela primeira vez, apoiou projetos de resposta e RRD no país através da parceria entre CARE Brasil, CARE Internacional e CARE Holanda.

Veja o que a CARE faz através do vídeo: Atuação da CARE em emergência

Perguntas frequentes

Leia nossas perguntas frequentes e conheça mais sobre a CARE Brasil

Fale conosco

Conheça nossos endereços no Brasil e entre em contato.

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades e informativos

Receba as novidades e informativos