Página inicial > Quem Somos > CARE no Mundo

CARE no Mundo

A CARE é uma organização global, com mais de 65 anos de experiência, que trabalha com as mais diversificadas estratégias para combater a pobreza no mundo. Para coordenar o trabalho da organização globalmente foi criada a Rede CARE Internacional, formada por 14 países membros (Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Noruega, Reino Unido, Índia, Peru e Tailândia).

O Secretariado Internacional da CARE está localizado em Genebra, na Suíça, com escritórios também em Bruxelas, na Bélgica e em Nova York, nos EUA, sob a liderança do Secretário-Geral. A Secretaria coordena e apóia a rede global da CARE, além de representar a Confederação na Organização das Nações Unidas e na União Européia e conduzir as campanhas de advocacy global da organização. O Secretariado também abriga o Grupo de Emergências e a Unidade de Segurança da CARE Internacional .

Em 2012, a CARE atuou no combate à pobreza em 84 países, 997 projetos, apoiando 83 milhões de pessoas. Saiba +

Um pouco de história

Fundada em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, a CARE – sigla que significava Cooperative for American Remittances to Europe – nasceu da união de 22 organizações americanas que prestaram ajuda humanitária à Europa devastada pela guerra. A iniciativa foi adotada pelo Canadá, que fundou em seguida a CARE Canadá.

Desde a sua origem, a CARE atua em situações de emergência e conflitos de guerra, com prioridade para a segurança alimentar e saúde. Porém, ao longo do tempo, a CARE percebeu que atender apenas às necessidades emergenciais não seria suficiente para provocar mudanças para as novas gerações.

No decorrer dos anos, a organização passou a atuar em outras frentes, como o desenvolvimento sustentável, planejamento familiar, microcrédito, geração de renda e melhoria da qualidade na educação básica, assumindo como missão internacional o combate à pobreza. Houve, nesse período, uma mudança do significado da sigla CARE para Cooperative for Assistance and Relief Everywhere Inc., que significa Cooperação para Assistência e Bem-estar em Qualquer Lugar. A CARE Internacional tem sua sede em Genebra, na Suíça.

Atualmente, a CARE enfrenta a pobreza de acordo com a realidade de cada país, pois as necessidades sociais podem variar, indo desde a implementação de infraestrutura de saneamento básico a projetos de expansão das oportunidades econômicas, projetos de crédito de carbono e inserção de pequenos produtores familiares em cadeias de valor em parceria com o setor privado.

A CARE acredita que outro mundo é possível. A busca de soluções e impactos definitivos contra a pobreza é, em suas raízes, uma falta de poder. É uma criança no Afeganistão que não pode ter a chance de ir para a escola. Uma jovem no Burundi que não tem controle algum sobre quando ou como poderá engravidar. Uma mãe índia na Guatemala que não pode abrir uma conta bancária porque não tem certidão de nascimento. Apesar das dificuldades, a CARE sabe, por sua experiência, que a intervenção certa na hora certa pode oferecer um caminho para a superação das desigualdades.

O símbolo da marca CARE é conhecido como “Comunidade de Mãos” e representa uma extensão da visão e missão da CARE. Ele indica o papel da CARE no mundo, uma força global unida no combate à pobreza.

.
CARE Package

No dia 11 de maio de 1946, o porto da cidade francesa de Le Havre recebeu o primeiro carregamento de CARE Packages, pacotes de suprimentos doados por americanos. Esta data marca o início das ações da CARE pelo mundo.

O primeiro CARE Package continha carne enlatada, bacon, margarina, frutas em conserva, mel, chocolate, açúcar, ovos em pó, banha, uvas passas, leite em pó e café. O envio desses suprimentos tinha como objetivo aliviar a fome e a pobreza no continente europeu após a Segunda Guerra Mundial.

São inúmeros os relatos de sobreviventes sobre o significado daqueles pacotes marcados com a inscrição ”care”. Para muitos, representava a diferença entre viver ou morrer

Esta história teve início com os pacotes “10-in-1″, mantimentos distribuídos pelas Forças Armadas dos Estados Unidos para os seus soldados durante a invasão americana ao Japão. O nome “10-in-1″ correspondia a “alimentos para 10 soldados em 1 pacote”.

Com o término da Segunda Guerra Mundial, sobraram vários pacotes “10-in-1″. A CARE conseguiu esses pacotes e iniciou um serviço que permitia aos norte-americanos enviar suprimentos para familiares e amigos na Europa arrasada pela guerra e com milhões de pessoas em situação de emergência. Com apenas dez dólares, comprava-se um CARE Package e o destinatário o recebia em quatro meses.

Quando os pacotes “10-in-1″ terminaram, a CARE, com o apoio de algumas empresas, iniciou a distribuição dos seus próprios pacotes de suprimentos. Primeiro, os remetentes tinham que indicar uma pessoa específica para receber o CARE Package, mas logo a CARE recebeu doações para enviar aqueles suprimentos a albergues e escolas.

Os primeiros 20 mil pacotes de suprimentos foram entregues na França e mais 100 milhões de CARE Packages alcançaram as pessoas que necessitavam de ajuda humanitária nas duas décadas seguintes, primeiro na Europa, depois na Ásia e em outros países em desenvolvimento.

Décadas depois, a entrega desses pacotes diminuiu, principalmente quando a CARE expandiu o escopo do seu trabalho, focando em programas de desenvolvimento sustentável, além das da ajuda humanitária em emergências. Ainda nos dias de hoje, o CARE Package é um símbolo de compaixão e generosidade das pessoas que apoiam a visão de um mundo livre da pobreza e do sofrimento.

Saiba mais sobre a atuação da CARE no mundo AQUI.

Perguntas frequentes

Leia nossas perguntas frequentes e conheça mais sobre a CARE Brasil

Fale conosco

Conheça nossos endereços no Brasil e entre em contato.

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades e informativos

Receba as novidades e informativos